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Como parar de tomar refrigerante e por quê

Descubra os benefícios de parar de tomar refrigerante e mude esse hábito o quanto antes

Reprodução Pxhere

Saber como para de tomar refrigerante é importante, pois envolve mais do que apenas força de vontade. Existem razões bioquímicas pelas quais as pessoas desejam alimentos e bebidas com alto teor de açúcar.

O cérebro humano tem uma área chamada sistema de recompensa. Ele foi projetado para recompensar as pessoas quando elas executam ações que promovem a sobrevivência, como comer.

Ao comer, o cérebro libera uma substância química chamada dopamina, que seu cérebro interpreta como prazer.

Para obter mais prazer, seu cérebro continua a buscar ações que estimulam a liberação de dopamina, incluindo comer. O problema com refrigerantes e outros alimentos com alto teor de açúcar é que eles fornecem uma liberação de dopamina muito maior do que os alimentos integrais, o que pode resultar em desejo incontrolável . Isso pode levar a um ciclo vicioso, no qual o cérebro busca cada vez mais alimentos ricos em açúcar para obter a mesma resposta de prazer

Razões para parar de beber refrigerante

Existem várias razões pelas quais você deve parar de beber refrigerante:

  • Promove ganho de peso. O refrigerante é rico em calorias e não reduz a fome, facilitando o consumo de um alto número de calorias. Pessoas que bebem refrigerante frequentemente pesam mais do que aquelas que não bebem;
  • Está ligado a doenças crônicas. Estudos têm mostrado que as pessoas que bebem refrigerante com mais frequência têm um alto risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer;
  • Pode contribuir para doença hepática. O refrigerante é rico em frutose, um tipo de açúcar que só pode ser metabolizado pelo fígado. Consumir muita frutose pode sobrecarregar o fígado e transformar a frutose em gordura, o que pode contribuir para doenças hepáticas crônicas ;
  • Pode corroer os dentes. O refrigerante contém ácidos, incluindo ácido fosfórico e ácido carbônico, que podem promover um ambiente ácido na boca, levando à cárie dentária. Quando combinado com açúcar, o efeito é mais prejudicial ;
  • Está ligado a acne. O consumo frequente de refrigerante ou açúcar aumenta o risco de acne moderada a grave;
  • Pode promover o envelhecimento da pele. Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que consomem refrigerante ou açúcar com mais frequência são mais propensas a ter rugas e outros sinais de envelhecimento;
  • Pode diminuir os níveis de energia. O refrigerante é rico em açúcar, o que pode aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, seguido por uma queda acentuada, comumente chamada de acidente. Beber refrigerante com frequência pode causar flutuações nos níveis de energia;
  • Não tem valor nutricional. O refrigerante não possui vitaminas, minerais, fibras ou nutrientes essenciais. Ele apenas adiciona excesso de açúcar e calorias à sua dieta.
  • Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão

Como parar de beber refrigerante

Embora possa ser difícil parar de beber refrigerante, mesmo que você saiba que é ruim para você, existem várias etapas que você pode tomar para reduzir o consumo de refrigerante e recuperar sua saúde. Confira:

Beba mais água

Em alguns casos, o desejo de tomar refrigerante pode ser confundido com sede. Se você sentir vontade de beber refrigerante, tente beber um copo grande de água primeiro e aguarde alguns minutos. É possível que você perceba o desejo desaparecer depois de saciar sua sede. A água não é apenas excelente para saciar a sede, mas também ajuda a manter a hidratação.

Afaste-se do refrigerante

Se você sentir vontade de tomar refrigerante tente se distanciar desse pensamento. Atos como caminhar ou tomar banho podem ajudar a mudar o processo de pensamento e o ambiente do desejo e pará-lo completamente. Alguns estudos mostraram que a goma de mascar também pode ajudar a conter os desejos (confira aqui estudo a respeito: 3132). Outra coisa que você pode fazer é garantir que não haja refrigerante em sua casa ou áreas de fácil acesso para ajudar a reduzir a tentação e minimizar os desejos.

Evite ficar com fome

A fome é um dos principais motivadores dos desejos, incluindo os do refrigerante. Portanto, garantir que você não fique com fome pode ajudá-lo a combater a vontade de tomar refrigerante.

Para evitar a fome, coma regularmente durante todo o dia e tenha lanches saudáveis ??por perto, caso sinta fome. Preparar suas refeições também pode ajudar a evitar situações nas quais você fica com fome.

Opte por um doce doce saudável

Em alguns casos, o forte desejo de beber refrigerante pode ser freado, substituindo-o por uma alternativa doce e saudável. Algumas guloseimas saudáveis ??que você pode escolher no lugar do refrigerante incluem:

  • Frutas como maçãs, frutas, abacaxi, mangas e uvas;
  • Goma de mascar sem açúcar;
  • Iogurte de leite de coco com alguns pequenos pedaços de frutas.

No entanto, evite substituir refrigerantes por sucos de frutas. Embora os sucos de frutas contenham mais nutrientes que o refrigerante, eles são muito ricos em açúcar.

Fonte: eCycle

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