Bem estar

Mexa-se! Exercícios aliados a uma alimentação saudável reduzem doenças

Veja os benefícios de ter uma rotina saudável e equilibrada e entenda como se programar na prática para isso

Iniciar uma nova alimentação ou rotina esportiva não pode ser motivo de desconforto. Muito pelo contrário! Juntas, elas são apontadas como grandes aliadas da saúde e, por consequência, de melhor desempenho no trabalho e na vida social. São inúmeros os estudos que ligam o esporte com os menores índices de depressão e ansiedade nas pessoas. Um deles, realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH), em 2019, por exemplo, utilizou análises genéticas para chegar à conclusão de que pessoas que sofrem destes males eram sedentárias.

Em contraposição, os exercícios físicos melhoram a qualidade do sono, a interação social e promovem mudanças sensíveis no corpo. Durante a prática, o organismo libera dois hormônios essenciais no tratamento da depressão: a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e as emoções.

A saúde do corpo também agradece. De acordo com estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, ter uma rotina ativa comprovadamente diminui os riscos de desenvolver 20 tipos de doenças, que vão da gripe ao câncer. E a boa forma vem naturalmente. O exercício físico é uma atividade física estruturada, com objetivo definido, duração e intensidade determinadas. A perda de peso ocorre por consumir menos calorias do que se gasta diariamente. Assim, o corpo se torna  mais saudável com a melhora da aptidão muscular e cardiorrespiratória, além da redução do risco de queda e fraturas.

Para completar esta tríade do bem estar, uma dieta saudável combinada com economia financeira são temperos fundamentais na organização do cotidiano. Quem está disposto a se planejar e preparar a marmita do almoço e dos lanches contará com vários benefícios. Entre eles, conhecer a procedência do alimento, ter controle da higiene e do preparo e ainda emagrecer.

“Com relação ao exercício, ter uma alimentação direcionada e balanceada é muito importante, mas com todos esses compromissos diários, ela acaba sendo terceirizada. O que muita gente não sabe é que ter uma rotina alimentar está cada vez mais fácil! Hoje dispomos de recipientes, lancheiras, bolsas e garrafas térmicas que auxiliam nesse planejamento. E uma profissional de saúde especializada em organizar essas refeições pode contribuir para a saúde, distribuindo as refeições conforme o cardápio e a rotina diária da pessoa”, explica a nutróloga pela USP e praticante de medicina holística, Camila Martinez.

Camila Martinez completa: “A prática de montar e levar a refeição te dá autonomia para escolher o que é melhor para a saúde e individualiza a sua alimentação. Desse jeito, fica simples ser saudável independente da situação, seja praticando exercício ou no trabalho. E o cotidiano como um todo fica muito melhor. Além disso, existem opções de acessórios térmicos  lindos, super estiloso e, o melhor,  ecológicos!”. Portanto, não há mais desculpas. Alimente-se bem, com consciência, e mexa-se!

Fonte Vogue

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar