Saúde

Shots de imunidade: 6 receitas para não ficar doente no Carnaval

Misturinhas de ingredientes naturais prometem melhorar as defesas do corpo, desinflamar e orquestrar um verdadeiro detox no organismo

O Carnaval está aí e, para quem pretende aproveitar a folia ou usar o feriado prolongado para conhecer uma nova cidade, a preocupação com a saúde é primordial: não adianta toda a programação e preparação e ficar doente durante os quatro dias da festa popular.

Para ajudar o corpo a se preparar para a maratona, os famosos shots de ingredientes naturais prometem reenergizar o corpo, limpar o organismo e potencializar a defesa imunológica. Os chamados power shots são combos de ingredientes naturais que incluem desde algas diferentonas (spirulina e chlorella) até os tradicionais gengibre, mel e limão. A recomendação é que sejam consumidos em pequenas porções diariamente.

A nutricionista Flávia Mantovani recomenda o consumo logo pela manhã, ainda em jejum. “Considero uma das melhores formas de começar o dia, pois essas bebidas estimulam a produção de enzimas antioxidantes”, explica.

As combinações ajudam a ativar o metabolismo. Por isso, itens como gengibre, um termogênico natural que acelera a queima de gordura, e o limão, responsável por equilibrar o pH do sangue, são quase obrigatórios. Pimenta caiena, maca peruana, água de coco, canela e cúrcuma também são bastante utilizados.

Flávia só faz uma recomendação: os adeptos dos shots que levam limão devem esperar 30 minutos após o consumo para escovar os dentes. O motivo? Evitar erosão dentária. Uma solução é usar canudos de papel para o consumo.

A nutricionista Daiane Souza, da clínica Nutricionistas & Funcional, de Brasília, afirma que esse formato lembra aqueles remédios caseiros “de vó”, que ajudavam a melhorar gripes, por exemplo. “A moda dos shots com certeza é um resgate daquela tradição das avós combinada ao avanço que tivemos nos conhecimentos sobre nutrição e saúde”, conclui.

Fonte Metrópoles

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar