O PODER DA RESPIRAÇÃO

0
52
26781140 - woman profile portrait breathing deep fresh air on the beach with the ocean in the background

A respiração é uma das ações mais fáceis de praticar, e também uma das mais eficazes, pois além de favorecer a ventilação pulmonar, ela pode ajudar o indivíduo em diversos problemas.

Atividades como corrida, meditação, ballet e dança do ventre utilizam métodos especializados de respiração, e se não forem executados de forma correta podem atrapalhar a prática dessas atividades, e o mesmo acontece no nosso cotidiano, já que a respiração pode influenciar muito a nossa qualidade de vida.

Saiba como praticar a respiração correta em caso de:

Crise de ansiedade e estresse: A respiração da pessoa que está em uma crise de ansiedade ou estresse geralmente é mais acelerada, um pouco pesada, superficial e curta, e por isso alguns indivíduos relatam sentir falta de ar quando estão estressados ou ansiosos. Nesses casos o ideal é tentar relaxar e respirar normal, enchendo todo o pulmão de baixo para cima – do abdômen até a região da clavícula.

Dor: A oxigenação do corpo promove a respiração correta, o que ajuda as células do organismo e melhora a dor. É importante que, quando esses incômodos estão intensos, a pessoa respire profundamente. A respiração não resolve todas as dores, apenas acalma a mente e relaxa o corpo.

Sono: Controlar a respiração na hora de dormir é essencial. Pessoas que sofrem de insônia podem utilizar o mesmo método de controle da ansiedade e estresse, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma pausada e devagar. Outra dica é dormir de lado, já que essa posição também auxilia na boa respiração durante a noite.

Problemas respiratórios: Pessoas portadoras de doença pulmonar obstrutiva (DPOC), asma e entre outras, geralmente, possuem uma tendência maior em respirar pela boca, o que pode ser o motivo de outros problemas como alteração na estrutura óssea facial, facilidade de apresentar quadros infecciosos e dificuldades no sono. É fundamental que a pessoa aprenda a respirar, principalmente em momentos de crise.

A fisioterapia respiratória ajuda na prevenção e tratamento de patologias respiratórias, utilizando técnicas manuais, cinéticas e posturais, devolvendo a qualidade de vida ao indivíduo.

DEIXE UMA RESPOSTA