As cólicas dos bebês são uma das grandes culpadas da insônia não só dos pequeninos, mas também das mamães e papais. Enquanto alguns nenéns não sentem nada, outros sofrem bastante com essa dor chatinha.

Mas você sabia que é possível ajudar os pequenos a sofrerem menos com esse incômodo? E esse truque simples nada mais é do que limpar o nariz do bebê com soro fisiológico. Desta forma, com o nariz desentupido, o neném ingere menos ar pela boca quando está mamando e, consequentemente, tem menos cólica.

Soro fisiológico no nariz do bebê antes de mamar

É muito simples. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o soro pode ser aplicado várias vezes ao dia, especialmente 15 a 20 minutos antes de dar de mamar e de dormir.

Com a ajuda de um conta-gotas, coloque duas gostas de soro em cada narina. Em seguida, use aquele aspirador nasal que se parece com uma pera. Aperte-o e coloque-o no nariz da criança. Ao soltar, ele vai aspirar a secreção que está entupindo o narizinho do neném, deixando livre o caminho para o ar entrar e sair durante a amamentação.

É exatamente a livre respiração pelo nariz que fará com que o bebê engula menos ar e tenha menos cólica.

Causas da cólica no bebê

De acordo com a pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista, Dra. Edineia Vaciloto Lima, a cólica começa a partir da segunda semana de vida e pode seguir com o bebê até por volta das do terceiro mês e pode ter diversas causas. Entre elas, estão: imaturidade do intestino e ar no sistema digestivo – o que acontece quando o bebê mama de boca aberta.

Além disso, a alimentação da mamãe pode contribuir para as dorzinhas. Os médicos e especialistas costumam dizer que, se é indigesto para a lactante, muito provavelmente será indigesto para o bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA