QUANDO O APARELHO É RETIRADO, A SENSAÇÃO É DE TER PERDIDO OS DENTES

O aparelho é um corpo estranho dentro da boca, ao qual você demora para se acostumar. Na hora de tirar todo esse aparato dos dentes, é normal que haja um estranhamento, afinal, a superfície dos dentes fica lisa. “A redução do volume é muito grande.

MORDER FICA MAIS FÁCIL, E A ALIMENTAÇÃO MUDA JUNTO

O uso de aparelho influencia até na dieta. “Os aparelhos fixos (apesar de os materiais adesivos que são utilizados serem aperfeiçoados constantemente), são peças delicadas que ficam aderidas aos dentes. Os pacientes são orientados a tomar bastante cuidado ao morder alimentos duros, que podem descolar os acessórios e até quebrar os fios metálicos”, explica a professora Kátia Izola.

ESCOVAR OS DENTES É UMA EXPERIÊNCIA ESTRANHA — E MARAVILHOSA

Poder limpar os dentes sem um emaranhado de ferros na boca é um dos sonhos de quem passa anos e anos em um tratamento ortodôntico. De acordo com Kátia, quando o paciente é liberado do uso do aparelho, a escovação ocorre de maneira mais fácil, ágil e prazerosa.

VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR DE SORRIR

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortodontia, isso é muito comum, e na verdade, se deve a vários fatores. “Após verem o resultado do tratamento, as pessoas querem mostrar os dentes para todo mundo”, explica machado. “É bastante comum que pacientes adultos mudem até a postura corporal e passem a sorrir mais depois de retirar o aparelho”, relata Kátia.

PARECE QUE SEUS DENTES ESTÃO ENORMES

Como seus dentes passaram anos “escondidos”, ao tirar o aparelho é comum ter a sensação de que eles ficaram maiores. Mas isso é passageiro! Depois que essa impressão acaba, é só mostrar seu sorriso por aí.

VOCÊ FICA CONSTANTEMENTE PASSANDO A LÍNGUA NOS DENTES

A grande motivação desse hábito é a diferença de textura. Todo o relevo que estava nos dentes se foi, e agora a superfície está lisa. Provavelmente, você nem lembrava que seus dentes eram assim.

DEIXE UMA RESPOSTA