O joanete é um inchaço do osso que aparece na base do dedão do pé. Ele se forma quando o dedão do pé pressiona o dedo ao lado, por isso o surgimento do joanete é associado ao uso frequente de sapatos apertados.

Muito frequente na população, mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano no Brasil. Quem sofre com o joanete tem dores, apresenta rigidez da região afetada e inchaço.

O joanete não é nada estético e incomoda quem sofre com inchaço, principalmente no calor, quando usamos sapato abertos, chinelos e sandálias. Os idosos e os adultos são os mais afetados pelo problema, depois de uma vida inteira usando sapatos apertado o dedão do pé acaba pressionando o dedo ao lado, causando o joanete.

Fatores genéticos também facilitam o surgimento do joanete. O problema é que o inchaço persiste, algumas vezes é necessário fazer cirurgia óssea para retirar o joanete.

Quem sofre com o problema também pode procurar tratamento com um podólogo. Ainda assim, é possível ter uma vida confortável mesmo com o joanete, existem remédios caseiros que vão te ajudar acabar com a dor nos joanetes.

Folha de Louro

A folha de louro é ótima para acabar com a dor nos joanetes, você pode utilizá-la de duas maneiras: chá ou escalda pés. No tratamento com o chá, você deve ingerir 300 ml de chá de louro todos os dias durante 3 dias, pare por uma semana e repita o tratamento novamente.

Para preparar o chá ferva 300 ml de água, desligue o fogo e adicione 3 folhas de louro picadas, abafe o bule com uma tampa e deixa repousar de uma noite para a outra. Para o escalda pés, misture 10 folhas de louro em 200ml de álcool.

Essa preparação deverá ficar armazenada por pelo menos 10 dias, depois disso você pode utilizá-la quando quiser.

Para fazer o escalda pés encha uma bacia com 1 litro e meio água morna e coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, faça escalda pé por 20 minutos.

Depois, seque bem os pés e esfregue a solução de álcool e louro diretamente nos joanetes, fazendo massagem.

Óleo de lavanda

Utilizar o óleo de lavanda para acabar com a dor no joanete é muito prático. Para preparar o óleo de lavando você só precisa de flores secas de lavanda e azeite.

Coloque para aquecer em banho-maria 50ml de azeite e um punhado de flores de lavanda seca. Armazene a mistura em um fraco com tampa conta-gotas. Antes de dormir, pingue três gostas diretamente nos joanetes e massageie até a pele absorver o óleo.

DEIXE UMA RESPOSTA