Investir na saúde bucal tem relação direta com a saúde do corpo como um todo, não só para ostentar um belo sorriso. Para a dentista Patrícia Gonçales Zanqueta, um cuidado essencial para garantir a saúde da boca é se alimentar de maneira correta, dando preferência aos alimentos que fazem bem aos dentes.

Descubra mitos e verdades sobre esses alimentos a seguir:

Chocolate é um grande vilão. MITO.

Apesar de rico em açúcar, existem substâncias no cacau que diminuem a inflamação e ajudam a proteger os dentes da erosão, explica a especialista.

Carboidratos simples fazem mal. VERDADE.

Arroz branco, macarrão, pão e batata, que são frequentes na mesa de muitos brasileiros, aumentam a acidez bucal, criando um ambiente propício para bactérias. Optar pela versão integral é uma boa alternativa, além de escovar os dentes logo após a ingestão.

Queijos prejudicam os dentes. MITO.

Além de serem ricos em cálcio e fósforo, substâncias importantes para o fortalecimento dos dentes, eles contam também com a caseína, que é uma proteína com ação reparadora no esmalte dentário. Destaque para os queijos mais duros, como o parmesão, que são ótimos aliados no clareamento dos dentes, afirma Patrícia.

Morango, maçã e pera são bons para a saúde bucal. VERDADE.

O morango é um grande aliado para quem quer ostentar um sorriso branco, pois a fruta é rica em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne as manchas amareladas.

Já a maçã, que é um alimento fibroso, auxilia na limpeza a cada mordida e estimula o fluxo de saliva que limpa e neutraliza o pH da boca, prevenindo cáries e doenças na gengiva, revela Patrícia.

— As peras, com suas fibras, também contribuem para a saúde bucal
Gomas de mascar, mesmo sem açúcar, fazem mal. MITO.

As gomas de mascar sem açúcar são recomendadas. Os dentistas indicam que as gomas de mascar sem açúcar sejam mascadas entre 15 e 20 minutos após as refeições. Estas gomas são adoçadas com xilitol, um tipo de açúcar que as bactérias existentes na boca não conseguem metabolizar, explica a dentista.

DEIXE UMA RESPOSTA