Quem ama e tem em casa animais de estimação sabe que, além de carinho, os pets também merecem uma alimentação de qualidade que ajuda no desenvolvimento, no caso dos filhotes, e previne problemas de saúde, nos bichinhos adultos e mais velhos. Consultar um veterinário é, portanto, essencial para saber a melhor maneira de alimentar os amigos de quatro patas.

Donos de gatos, por exemplo, devem ficar atentos a uma lista de comidas que nunca devem ser dadas aos felinos, de acordo com Paula Genuíno, especialista em nutrição animal da Hercosul Alimentos:

Alimentos proibidos aos gatos

Carboidratos: nada de oferecer ao gato alimentos que você costuma consumir no dia a dia. Pães, arroz, massas e demais comidas que se enquadram no grupo causam alergias sérias nos felinos, além de comprometerem órgãos vitais como fígado e rins.

Leite: a bebida tradicionalmente é relacionada aos gatos, especialmente por causa de filmes e desenhos animados, mas a realidade é que ela pode fazer muito mal ao bichinho.

Os filhotes consomem o leite produzido pelas mães e a composição muda de acordo com cada espécie. Além disso, os felinos, assim como os cães, possuem enzimas específicas que aproveitam o leite apenas até determinada idade.

Carne vermelha crua: o alimento cru pode provocar sérias doenças, como a toxoplasmose, por exemplo, que além de afetar a vida do animal, pode ser transmitida aos seres humanos.

Uva: gatos são conhecidos por sofrerem, na idade avançada, de problemas nos rins. A fruta é uma das consideradas mais perigosas aos felinos por poder levar o bichinho a uma crise de insuficiência renal aguda.

Café: assim como qualquer outro alimento estimulante, a bebida não deve ser oferecida aos gatos, pois são tóxicos ao extremo para a espécie. O chocolate, por exemplo, tem metilxantina, substância que faz com o que os felinos percam os fluídos corporais.

DEIXE UMA RESPOSTA