A questão do banho em filhotes confunde muitas pessoas, mas é algo importante. Nem todo mundo sabe que pode dar banho em filhotes, enquanto outros dão banhos indiscriminadamente, é preciso tomar cuidado.

Por isso você aprende nesse artigo quando e como dar banho em filhotes. Além de encontrar dicas valiosas para esse momento tão importante. Que ainda ajuda a aumentar a ligação entre cão e tutor.

A idade certa para dar banho em filhotes é após as 8 semana de vida, ou seja, 2 meses. É o momento de mudanças para o cãozinho, quando ele é retirado da ninhada e geralmente entregue a nova família.

O banho nessa época também não deve ser exagerado. Vale lembrar que ele ainda é muito pequenininho e pode adoecer. Depois dos 3 meses, quando o cãozinho já tomou todas as vacinas, então tudo bem um banho mais completo.

Os primeiros banhos devem ser em casa, mesmo que você planeje leva-lo a um veterinário. Mas enquanto ele ainda não foi completamente vacinado ele precisa tomar banho em casa. Isso por que sair na rua e ir até uma pet shop que é frequentada por outros cães pode ser perigoso.

Por isso providencie o banho em casa, não é tão problemático já que ele ainda é pequeno. O indicado é que deixe a cabeça para molhar no fim, assim o risco de entrar água nos ouvidos ou narinas é menor. Essa parte de lavar a cabeça deve ser bem rápida e cuidadosa.

Para quem tem medo de lavar o filhotinho, é possível dar banho a seco e usar lenços umedecidos. Lembre-se sempre de comprar lenços sem álcool e sem perfume.

Outros produtos como shampoos e sabonetes devem sempre ser específicos para cães. Seu cão é um cão e não um humano. Ele tem a pele muito mais sensível que a nossa, principalmente enquanto filhotinho, e produtos humanos agridem a pele dos cães.

Ele não precisa de perfumes ou outras coisas. Apenas shampoo ou sabonete no banho com água. Vale lembrar que o banho não deve ser dado sempre, uma vez na semana já é suficiente.

Torne o banho em filhotes divertido

Tudo é estranho para os filhotinhos, afinal eles acabaram de chegar ao mundo e estão conhecendo tudo. Por isso a reação no banho pode ser das mais variadas, desde tentar fugir a ficar estático, enquanto alguns podem gostar de cara.

Para dar banho em filhotes que não gostaram da ideia o indicado é tornar a situação divertida. Se ele não gosta leve um brinquedo junto, coloque algo para boiar, faça um carinho. Claro, sempre tomando cuidado com a cabeça, para não molhar e causar problemas como otites.

Para dar banho em filhotes não é preciso apenas os cuidados, é preciso pensar no futuro. Se você não acostumar seu cãozinho agora ele pode nunca gostar de banho e quando for maior dar muito trabalho nesse aspecto.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre porque os cães gostam de tomar banho de sol

Para ter um futuro mais tranquilo e assegurar que vai conseguir cuidar direitinho do seu cão sempre, acostume ele desde filhote. Acostume o cãozinho a água, aos produtos, a toalha, ao secador e a outras coisas como limpeza de ouvidos, olhos e escovação dos pelos e dos dentes.

A melhor dica para você que é tutor de primeira viagem e está com seu filhotinho é acostumar o filhote. Você precisará fazer muitas coisas como cortar unhas, dar banho, secar, limpar, escovar e mais uma série de coisas a vida toda do cãozinho. Então acostume-o ao manuseio.

DEIXE UMA RESPOSTA