Você sabe consumir enlatados?

0
115

Até dá para incluí-los na dieta, desde que haja cuidado para fazer isso sem prejudicar a saúde

Eles eram comuns nas situações de emergência, como uma viagem mais longa ou nas refeições rápidas para dias de férias. Mas a correria e falta de jeito para a cozinha transformaram os enlatados em donos de várias prateleiras na despensa. Carnes, vegetais, peixes e frutas em calda viram lanches práticos, aperitivos, sobremesas ou até ingredientes de receitas sofisticadas.

Tanta versatilidade, entretanto, nem sempre rende uma dieta nutritiva. “Tem que saber como usar, definir maneiras saudáveis de preparo e tomar cuidado com o armazenamento das conservas”, afirma a nutricionista Camila Leonel, da Unifesp.

Muitos dizem que as latas danificadas não têm influência alguma na qualidade dos alimentos, que a informação não passa de mito. É melhor prevenir. Ao ser amassada, algumas substâncias tóxicas presentes na parede interna da lata podem se desprender e se misturar com o alimento.

Além disso, latas amassadas são mais propensas à formação de bactérias. Pode haver um pequeno furinho na embalagem, que deixa o alimento exposto à luz e poeira das prateleiras, proliferação de bactérias. Quando vemos latas estufadas, significa que existem microorganismos fermentando lá dentro , completa. (antes de comprar, leia os rótulos)

É importante ficar atento ao prazo de validade do produto. Se a idéia é fazer estoque, certifique-se que a data de validade é extensa , aconselha.(aprenda a conservar bem os seus alimentos).

DEIXE UMA RESPOSTA