Quer emagrecer? 6 maneiras de sentir menos fome

0
95
Concept image of a woman on a diet, eating a measuring tape, isolated on white

Gente, fazer dieta não é passar fome! Se você quer emagrecer, precisa encontrar formas saudáveis e sem sofrimento. Abaixo, seguem 6 das melhores dicas para controlar a fome e ajudar na saúde e no emagrecimento.

1. Coma com mais frequência

Esse é o segredo nº1 dos magros. Lembrando: comer com mais frequência não significa comer mais. Existe uma quantidade máxima de nutrientes que o corpo pode absorver de cada vez. Então, é muito melhor ter refeições menores periodicamente (a cada 3h, por exemplo): assim, seu corpo aproveita o máximo de cada refeição. Além disso, o nível de açúcar no seu sangue fica mais estável, mantendo seu apetite sob controle e sua energia sempre em um nível adequado.

2. Não pule o café da manhã

Esse item é uma consequência do item 1 acima, mas é tão importante que merece ser destacado: jamais pule o café da manhã! É impressionante a quantidade de pessoas que faz isso por “falta de tempo”. Acorde mais cedo, vá dormir mais cedo, faça o que precisar, mas torne o café da manhã uma prioridade. Um bom desjejum renova todos os nutrientes de horas sem comer, aumenta o níveis de açúcar no sangue, e vai ajudar a controlar seus “ataques de fome” pelo dia todo.

3. Coma fibras

Considere as fibras como uma arma secreta para controlar a fome. Mais um motivo para incluir vegetais em suas refeições. Vegetais como brócolis e couve-flor, em especial, são riquíssimos em fibras e baixíssimos em calorias, dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo sem pesar nas calorias.

Além disso, alimentos integrais (como arroz e pão integrais), também contêm mais fibras que as opções refinadas, provocando o efeito de maior saciedade. Além disso, demoram mais tempo para serem digeridos, o que é excelente, pois faz com que a sensação de saciedade dure por muito mais tempo.

4. Coma devagar…

Isso é algo simples e que realmente funciona… O cérebro leva cerca de 10 minutos a mais que o estômago para receber a mensagem que já estamos satisfeitos. Ao comer muito rapidamente, além de não mastigarmos direito os alimentos, podemos ultrapassar esse ponto, ficando “cheios” sem nem percebermos. O ideal é sempre terminar uma refeição com a sensação de “satisfeito”, não “cheio”.

5. “Emagreça dormindo”

Estudos mostram que pessoas que dormem 5 horas ou menos por noite têm 50% mais chance de serem obesas que pessoas que dormem de 7 a 9 horas. A tese mais provável apontada por pesquisadores é que a falta de sono afeta hormônios relacionados ao apetite, causando ganho de peso. Além disso, tem mais um detalhe: quanto mais tempo acordados, mais tempo temos para atacar a geladeira, não é?

6. Beba mais água!

A água é o moderador de apetite mais saudável, barato e disponível do mundo! Parece brincadeira, mas a sede é normalmente confundida com a fome. Além da água em forma líquida, alimentos com bastante água podem dar a sensação de saciedade com mais facilidade, e contêm menos calorias para o mesmo volume de comida.

Para um lanche “anti-fome” com muita água, você pode utilizar alface, pepino e tomate. Outra sugestão é uma salada de frutas, com pedaços de melancia, morango e laranja.

DEIXE UMA RESPOSTA