Compare os prós e contras do refrigerante light, diet e zero

0
86

Os refrigerantes light, diet e zero também são alvo de polêmica quando o assunto é alimentação saudável. O adoçante das bebidas causa câncer? A quantidade de sódio é muito grande? É só tirar o açúcar do refrigerante que a bebida pode ser muito bem-vinda às refeições? Como todo alimento ou bebida, o refrigerante precisa ser consumido com moderação e dentro de uma dieta balanceada. “Ingerir o líquido em excesso durante as refeições, por exemplo, pode comprometer a digestão, por isso recomendo a ingestão máxima de 200 ml da bebida por refeição”, conta a nutricionista Roberta Stela. Veja as respostas de algumas dúvidas.

Diet é um produto com isenção de algum nutriente comparado ao produto convencional. No caso dos refrigerantes seria a isenção de açucares (glicose, frutose, sacarose, etc). O diet possui formulação com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com alguma patologia.

Light é a redução mínima de 25% de algum nutriente comparado ao produto convencional (redução de gordura ou calorias ou açúcar, etc). No caso dos refrigerantes é usado adoçante artificial que, consequentemente, reduz as calorias.

Zero é um termo mais recente e significa a isenção de algum nutriente e calorias.

É uma versão modificada do produto convencional sem indicação especifica para alguma dieta ou determinada patologia.

No caso das pessoas com diabetes é possível consumir refrigerantes diet, light ou zero, sem alterar o valor da glicemia, pois utilizam adoçantes artificiais em sua composição.

Os refrigerantes com adição de açúcar elevam a glicemia de forma rápida, por isso são indicados em casos de hipoglicemia.

Segundo a nutricionista, refrigerantes diet, light ou zero, por não conterem calorias não engordam. Mas, estufam, por conter gás e por conter sódio, ajudam a reter líquido.

Porém ressalta que os refrigerantes devem ser consumidos com moderação por conter conservantes, corantes e sódio em grande quantidade. “Além da questão calórica é preciso observar nos rótulos dos refrigerantes o Sódio, pois este nutriente aumenta a pressão arterial”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA