Clara de ovo: o ingrediente certeiro para bombar seu cardápio

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Alimento muito consumido por amantes de musculação, a clara de ovo pode ser considerada uma fonte de proteína barata e com o teor de gordura próximo a zero. A função mais buscada por aqueles que praticam atividades físicas é ao aumento da massa muscular, porém esta possui muitos outros benefícios.

Além de agir no aumento muscular, ela ainda auxilia na boa saúde da pele e colabora no emagrecimento. Segundo a nutricionista Andréa Marim, este último feito se dá pelo alto teor de proteínas contido na clara, aumentando a saciedade e permitindo um consumo menor de calorias durante as outras refeições e ao longo do dia.

“Dentre os nutrientes encontrado na clara de ovo, podemos citar selênio, potássio, magnésio, riboflavina ou vitamina B2, ácido pantotênico ou vitamina B5, colina, betaína e folato. É composto ainda por cerca de 3,6 gramas de proteína, 0,24 gramas de carboidratos e 55 miligramas de sódio.”

De fácil acesso e valor acessível, este alimento pode ser considerado um ótimo aliado da saúde, contendo uma gama de benefícios se consumidos regularmente. Saiba mais sobre as aplicações e vantagens deste ingrediente:

Benefícios para a saúde

De acordo com a especialista Andréa, a clara de ovo é considerada uma proteína com alto valor biológico, também chamado de AVB. Isto significa que ela possui grande variedade de aminoácidos essenciais ao corpo. Confira a seguir alguns destes aminoácidos e suas funções:

Albumina: esta é uma proteína fundamental para a reconstrução de fibras musculares, sendo a causa principal da grande procura para a promoção da hipertrofia (aumento da massa) muscular.

Arginina: “este é um aminoácido o qual estimula a produção do óxido nítrico, promovendo a melhora da circulação sanguínea e da oxigenação dos tecidos”, revela.

Leucina: conhecido como um aminoácido de cadeia ramificada, este composto, quando consumido regularmente, diminui os efeitos do catabolismo (efeito onde ocorre a degradação das proteínas) e promove o anabolismo (formação de novas células musculares).

Triptofano: “ele é um precursor da serotonina, melhorando o humor de uma maneira geral, promovendo uma sensação de bem estar, além de diminuir a compulsão por doces”, adiciona a nutricionista.

Lecitina: a profissional explica que este composto encontrado na clara de ovo dificulta a absorção de colesterol no intestino.

Vitamina B2: esta facilita o transporte do oxigênio por todo o organismo, resultando em um aumento da resistência física durante os exercícios.

Peptídeo RVPSL: descoberto por cientistas, este peptídeo (combinação de dois aminoácidos) bloqueia as enzimas responsáveis pela conversão da angiotensina, a qual é responsável pelo aumento da pressão arterial, sendo uma alternativa natural para a redução da pressão.

Aminoácidos variados: alguns destes servem de substrato para os fibroblastos celulares responsáveis pela formação do colágeno. Existe a opção ainda de utilizá-la como uma máscara facial, devendo ser batida com suco de limão e aplicada na pele por 15 minutos.

Clara de ovo e musculação

A popularidade deste alimento como recurso para aumentar massa muscular vem crescendo a cada dia. Para Andréa isso ocorre devido a prática de musculação promover o rompimento das fibras musculares, sendo que estas deverão ser regeneradas. “Ao consumir a clara de ovo, ela irá ajudar o organismo na síntese de novas proteínas, proporcionando assim um maior desenvolvimento muscular”.

Esta ação é resultado da combinação dos diferentes aminoácidos e pela presença da albumina em grande quantidade, regenerando e aumentando as fibras musculares e, consequentemente, promovendo um aumento do volume do músculo.

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