Alimentos ricos em ácido fólico trazem benefícios à saúde

0
133

Alguns nutrientes são essenciais para manter o corpo funcionando corretamente e devem ser consumidos diariamente. É o caso da vitamina B9, encontrada em alimentos ricos em ácido fólico. Seus benefícios para a saúde são inúmeros – entre eles, a capacidade de prevenir doenças.

O nutriente garante o funcionamento adequado de uma série de funções essenciais do organismo. Para gestantes é ainda mais importante, pois contribui no desenvolvimento fetal e formação do tubo neural, prevenindo deformidades no bebê.

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico fortalece a imunidade, mantém a saúde da pele, unhas e cabelos e contribui para o funcionamento do coração. Um estudo realizado pelo Institute for Functional Medicine, dos Estados Unidos, mostrou ainda que o nutriente é um aliado do cérebro, com função importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

Segundo os resultados da pesquisa, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de ácido fólico no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar.

É recomendado ingerir 400 microgramas do nutriente por dia, no caso de adultos. Gestantes ainda devem aumentar a quantidade para 600 microgramas diários. A boa notícia é que uma série de alimentos ricos em ácido fólico podem ser consumidos facilmente, garantindo o consumo necessário com facilidade e sem o uso de suplementos.

DEIXE UMA RESPOSTA