Manter uma rotina de treinos conciliada ao trabalho, aos cuidados da casa e a outros compromissos não é tarefa fácil. Por isso, a nutricionista Roberta Lima dá algumas dicas de alimentos ideais para turbinar o treino da mulherada.

De acordo com a especialista, “alimentar-se de forma adequada é fundamental para garantir um bom desempenho durante os treinos de corrida. Os alimentos são os responsáveis pelo aporte de energia necessária aos treinos e também pela recuperação muscular adequada.

Para ajudá-los, segue uma lista com os alimentos que não podem faltar no cardápio de um corredor. Qual você irá consumir, depende do horário do treino, da sensibilidade e da necessidade individual”. Veja quais são os alimentos mais indicados para você.

Batata doce

Esse alimento é rico em carboidratos complexos e tem baixo índice glicêmico. Além disso, tem vitamina A, B, C, ferro, potássio, cálcio e fósforo.

Água

Beber muita água é fundamental para promover saúde ao nosso organismo, que é composto basicamente por 70% desse líquido. A água é imprescindível para nutrir as células e manter a temperatura ideal do corpo.

Aveia

Esse cereal é indicado para pessoas que tem diabetes por conta do seu baixo índice glicêmico. Para os atletas, ele é importante por conter muitas proteínas e fibras. As vitaminas do complexo B também ajudam a produzir energia para o corpo.

Arroz integral

O arroz é fonte de carboidratos, que é uma espécie de combustível para pessoas que treinam. O do tipo integral é indicado para regular o intestino.

Macarrão

78% do macarrão é carboidrato, ideal para as pessoas que praticam atividades físicas. Assim como o arroz, dê preferência à versão integral e faça molhos caseiros com tomates e azeite de oliva.

Banana

Essa fruta possui 24% de carboidratos. Ela também tem potássio, vitamina B6 e magnésio.

Sementes oleaginosas

Fazem parte desse grupo as castanhas. Elas são ricas em vitamina E e selênio. Essa combinação reduz a sensação de cansaço e o processo de envelhecimento precoce. Por conta das suas propriedades anti-inflamatórias as sementes oleaginosas ajudam na recuperação pós-treino.

Cereal de milho

Se for sem açúcar, você pode até substituir o pão pelo cereal de milho, antes dos treinos. A nutricionista aconselha consumi-lo com leite, iogurte ou com banana.

Ovo

Se você treina todos os dias, comer ovo vai fazer muito bem, pois ele fornece aminoácidos que recuperam as fibras musculares depois do exercício físico.

Chá-verde

Graças aos flavonoides e catequinas presentes na bebida verde, as dores musculares podem ser reduzidas. A cafeína que também está presente na composição do chá estimula o sistema nervoso central e melhora o desempenho de quem pratica exercícios físicos.

DEIXE UMA RESPOSTA