Além de delicioso, o morango traz uma série de benefícios para a sua saúde e também para a estética! A nutricionista Isabela Rodrigues, Pós-Graduanda em Nutrição Funcional, esclarece as principais vantagens dele para sua vida:

1. Controle da glicemia: estudos apontam que o consumo do morango ajuda a controlar a glicemia. Consumir de 2 a 3 porções por semana consegue melhorar os índices a longo prazo.

2. Auxilia no processo de emagrecimento: o morango é um importante aliado no processo de emagrecimento, pois ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos por impulso. Também ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando o emagrecimento.

3. Benefícios cardiovasculares: estudos também apontam que o consumo de morangos regularmente ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, tais como infarto e AVC.

4. Ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico: o morango possui uma boa propriedade anti-inflamatória e também ajuda seu organismo a se recuperar bem, por fortalecer o seu sistema imunológico graças ao alto índice de Vitamina C e outras substâncias.

5. Ação antioxidante: as ações antioxidantes causadas pelo consumo de morango são importantes para desintoxicação do organismo, eliminando substâncias que podem causar problemas de saúde a longo prazo. Também ajuda a retirar os radicais livres do seu corpo.

6. Ajuda a prevenir o câncer: devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante, bem como fortalecedora do sistema imunológico, o morango ajuda a prevenir o surgimento de tumores malignos.

7. Rico em nutrientes importantes: o morango é um alimento rico nos mais diversos nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, tais como: manganês, vitamina C, B6, biotina, ácido fólico, fibras, ômega 3, iodo, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Isabela também ressalta a presença de compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.

8. Retardamento do envelhecimento precoce: a eliminação dos radicais livres, causada pela sua ação antioxidante, também traz benefícios estéticos como o retardamento do envelhecimento precoce e evita o surgimento de rugas. Ajudam nisso a presença da vitamina C e ácido elágico. A primeira também é importante para a síntese de colágeno, permitindo que você melhore seu tônus muscular e evite a sensação de flacidez.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Mas afinal, qualquer pessoa pode consumir morangos normalmente? Há alguma contraindicação? A nutricionista Isabela Rodrigues esclarece quais são os principais problemas que podem impedir você de comer essa fruta regularmente.

Ela aponta que, por conter oxalato de cálcio, o consumo constante do morango por quem tem propensão a formação de cálculos renais pode ser problemático a longo prazo. Nesse caso, é necessário ter moderação no consumo.

Ela também ressalta que é importante tomar cuidado com o excesso de agrotóxicos encontrados na fruta vendida comercialmente. Segundo ela, “a melhor maneira de contornar o problema é procurar por morangos orgânicos ou plantá-los em casa”.

DEIXE UMA RESPOSTA