5 Dicas de dietas que realmente funcionam!!

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Woman measuring waist

Cada época, há uma dieta diferente que está “na moda” (ex: dieta sem glúten, dieta Dukan), cada vez restringindo alguns alimentos e valorizando outros. A ideia aqui não é julgar se essas dietas funcionam ou não, e sim apresentar princípios básicos universais, que vão fazer a sua dieta funcionar, independente de qual seja. Vamos lá

1. Nunca, nunca fique com muita fome

Quando você está com muita fome, você não está em condições de tomar decisões inteligentes. A fome é um desejo primordial que sobrepõe o pensamento racional. Portanto, quando você está faminto, é difícil pensar em alimentos saudáveis: seu corpo só quer saber da maneira mais rápida de matar a fome, e essa maneira é, quase sempre, através de alimentos que depois você vai se arrepender.

Para evitar esse problema, o ideal é sempre planejar suas refeições intermediárias e ter à mão opções saudáveis, para não ser pega de surpresa por essa fome, que quando chega pra valer tem o poder de sobrepor qualquer boa vontade.

2. Coma conscientemente (até mesmo as “porcarias”)

Um dos maiores segredos de quem come bem é não tratar a comida com ansiedade. Saborear os pratos lentamente, prestando muita atenção no sabor e na textura da comida. E isso vale não somente para alimentos saudáveis, mas também para as delícias “proibidas”: quando você for comer aquele chocolate, sorvete ou sobremesa que gosta, pare e aprecie o alimento com todos os seus sentidos. Mastigue com calma, separe um tempo para isso. Não coma de qualquer jeito, ao mesmo tempo que está fazendo outra coisa, sem prestar atenção. Além de você evitar o exagero (com essa técnica você percebe muito antes quando está saciada), você vai curtir muito o alimento!

3. Invista no seu Sono

A cada ano que passa, a população dorme menos horas por dia. Excesso de estímulos e luminosidade, ruídos noturnos, enfim as causas são várias. Isso é alarmante, pois dormir bem é o fator primordial para sua saúde em geral.

Especificamente quanto à dieta, um sono de baixa qualidade impacta diretamente na absorção de nutrientes e no ganho de peso. Estudos recentes compararam dois grupos durante uma semana: um dos grupos, com deficiência de sono, ganhou cerca de 1,5 kg de peso a mais que o grupo que dormiu normalmente. Então, dê prioridade e melhore seu sono!

4. Sempre tome muito líquido

Todo mundo sabe que beber água ao longo do dia é essencial para a saúde, para qualquer tipo de dieta. Falando em ganho de peso especificamente: quanto menos água você toma, mais ganho de peso você tem por retenção de líquido, pois seu corpo “estoca” a água quando esta é escassa.

Além disso, a desidratação muitas vezes engana o cérebro, fazendo você acreditar que está com fome, e não com sede (esse é um dos principais tipos de falsa fome). Uma excelente opção de líquido ao longo do dia é o chá, que além de hidratar pode conter outros ingredientes saudáveis. (nem pense em refrigerante!)

5. Passe mais tempo na cozinha

Uma pergunta comum quando se está em dieta é: qual a proporção de tempo e esforço que devemos investir em alimentação/exercícios físicos? Modernamente, já há um consenso quanto a isso, e a resposta pode surpreeender: devemos investir 80% dos esforços em alimentação e apenas 20% em exercícios físicos.

Sendo assim, não há outro jeito: precisamos assumir o controle sobre nossa alimentação; e isso invariavelmente passa por fazermos mais comida em casa. Pratos do restaurante, na maioria das vezes, vem carregados com ingredientes indesejados e de qualidade duvidosa. Programe o tempo e faça um encontro com o supermercado e principalmente com a cozinha. Agende um dia, como tarde de domingo, para pré-cozinhar para a semana. Lave todos os vegetais, enfim, sempre que possível invista um tempo e programe-se para a falta de tempo durante a semana. Não veja o tempo na cozinha como um “tempo perdido”, e sim como um investimento na sua saúde.

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