12 ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS PARA QUEM QUER SUBSTITUIR A CARNE

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Manter uma alimentação saudável – que além de ajudar a manter o peso ideal ainda ofereça o tanto de nutrientes necessários – pode ser difícil. Uma das principais questões que surgem diz respeito às proteínas que são fundamentais para um organismo saudável.

Dentre os alimentos ricos em proteína temos a carne vermelha, no entanto, não é somente ela que pode cumprir esse papel em nossa alimentação. Para ajudar quem deseja reduzir ou até mesmo cortar definitivamente esse alimento da sua dieta vamos listar 12 alimentos ricos em proteína.

São opções que ajudarão a manter o seu organismo forte e sem a necessidade de consumir carne uma vez que a mesma tem despertado tantas desconfianças nos consumidores.

Então vamos conhecer as opções?

1. Sementes

Pode parecer estranho, mas sementes de girassol, chia, amêndoas e pistache podem ser excelentes substitutas para a carne. Além de serem ricas em proteínas também tem ação anti-inflamatória e outros nutrientes como magnésio e potássio. Fique atento às calorias dessa semente, não consuma em grande quantidade.

2. Cogumelos

Você sabia que a quantidade de proteínas presente em 100 gramas de carne vermelha é quase a mesma que a quantidade presente em 100 gramas de cogumelos de qualquer variedade?

Os cogumelos ainda oferecem para o seu organismo outros nutrientes como minerais e vitaminas. O sistema imunológico pode ser bastante beneficiado pelo consumo de cogumelos.

3. Arroz integral

O arroz integral é mais saudável que o arroz branco e pode ser uma ótima fonte de proteínas, mas atenção que você deve consumi-lo junto com outras fontes de proteínas.

Por ser um alimento rico em fibras, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e potencializa a produção de serotonina (hormônio do bem-estar) pelo organismo por ser um carboidrato absorvido mais lentamente.

4. Ovos

Seguindo nossa lista de alimentos ricos em proteína, temos os ovos que tem grande quantidade de nutrientes. Além das proteínas os ovos também são fonte de vitamina b12 que é encontrada em produtos de origem animal, sendo assim é um ótimo substituto para a carne. Para não perder as vitaminas que os ovos podem oferecer, a dica é cozinha-los por um período de 3 a 4 minutos.

5. Ervilhas

Para quem acha as ervilhas sem graça é bom ficar sabendo que esses legumes pequeninos oferecem cerca de 5% de proteínas. O mais interessante sobre as ervilhas é que elas mantêm a mesma quantidade de proteínas em diferentes estados.

A dica para obter os melhores resultados quanto ao consumo de ervilhas é combinar as mesmas com outros alimentos que ofereçam proteínas também.

6. Aveia

Além de ser um dos alimentos ricos em proteína, a aveia (consumida na forma de farinha ou grãos) oferece benefícios para o organismo como ser antioxidante e ter vitaminas do Complexo B.

A dica é consumir um pouco de aveia ao longo do dia, observe que temos uma lista de 12 alimentos que podem te ajudar a ter acesso a quantidade de proteínas que seu organismo precisa em detrimento da carne então saiba combiná-los.

7. Coco

O filé de frango possui a mesma quantidade de proteínas que 80 gramas de coco. Os nutricionistas recomendam comer a fruta ou então o leite obtido a partir da mesma.

Tenha atenção somente ao fato de que coco tem uma quantidade excessiva de gorduras saturadas, não devendo ser consumido em larga escala durante o seu dia. Por ser rico em fibras o coco também contribui para que seu intestino funcione melhor.

8. Sopa tipo Missô (sopa típica japonesa)

Quem gosta da culinária japonesa irá gostar dessa opção da nossa lista, nessa sopa é possível obter 12% de proteínas completas. Com três porções dessa sopa é possível ter as mesmas quantidades de proteínas presentes num filé de frango.

A base dessa sopa é de grãos de soja que passam por fermentação. A sopa ainda atua contra a hipertensão e colesterol ruim.

9. Quinoa

Dentre os grãos, a quinoa é um dos destaques de fontes de proteína, sendo que, em apenas 100 gramas do produto é possível obter 15 gramas de proteínas. Mas, atenção que essa quantidade pode oscilar conforme a diversidade dos grãos.

Consiste ainda numa ótima fonte de fibras. Para se ter uma ideia, cerca de 160 gramas de quinoa pode substituir um filé de frango.

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