Pratique 5 exercícios de musculação e pare de empurrar a bicicleta

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Depois de tomar gosto pelas pedaladas, não demora muito e você já começa a buscar percursos mais longos e acidentados, como trechos de ladeira. Mas, para encarar o desafio sem empurrar a bicicleta, não basta ter bom condicionamento cardiorrespiratório. “O trabalho de fortalecimento muscular, principalmente com foco em resistência, contribui para melhorar o desempenho e diminuir a fadiga do ciclista”, afirma o personal trainer Givanildo Holanda, diretor da Test Trainer.

Leg press ou agachamento

Estes exercícios são os mais completos para trabalhar as pernas e melhorar a pedalada. “Eles exercitam toda a parte da musculatura da coxa e dos glúteos – quadríceps, glúteo máximo, isquiotibiais, tríceps sural e posteriores da coxa”, afirma o professor de educação física Alexandre Jacometo.

Mesa Adutora

O exercício é realizado no aparelho, principalmente, por mulheres. O professor Alexandre explica que ele melhora ainda mais o desempenho ao pedalar por ajudar no fortalecimento da parte interna da coxa e dos glúteos (adutor magno, adutor longo, adutor curto, grácil e pectíneo).

Exercícios para panturrilha

A panturrilha é utilizada praticamente o tempo todo na bicicleta. Fortalecer essa região ajuda a ter mais preparo para aguentar uma subida sem precisar descer do selim. “Há diversas formas de trabalhar essa parte do corpo – com caneleira, no leg press, em aparelhos específicos e até mesmo no agachamento”.

Mesa Extensora

De acordo com o personal trainer Givanildo, um dos principais músculos solicitados no movimento da pedalada é o quadríceps femural. O exercício no aparelho de mesa extensora é mais uma boa opção para ajudar a trabalhar essa região da perna.

Fortalecimento do tronco

O exercício trabalha o quadrado lombar, dando mais estabilidade ao tronco em cima da bicicleta.

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