Motivação: ‘’força, foco e fé’’ pode ajudar na pratica de exercícios?

0
77

A motivação é algo muito importante na vida dos seres humanos.

Mas o que sabemos sobre isso?

McClelland, um psicólogo fez estudos com trabalhadores e chegou à conclusão de existem 3 tipos de motivação:

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade;

2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais;

3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Será que ela interfere no processo de desempenho na pratica?

Se puder resumir a motivação diria que ela tem relação foco, manter a concentração em determinada situação ou tarefa até que ela seja concluída com êxito. A motivação pode mudar como os sujeitos enxergam as tarefas e desafios físicos.

Cole el al (2013), explicam que a motivação psicológica interfere na percepção visual, pessoas percebem o ambiente menos cansativo quando possuem uma forte motivação que permite a busca por um objeto.

No estudo de Cole et al (2013), participantes com sede viram uma garrafinha de água mais próxima do que os participantes cuja sede tinha sido saciada. Entende que a presença de objetos desejados/necessários é psicologicamente mais motivadora. Esses estudos têm permitido o desenvolvimento de teorias emergentes para encorajar ou desencorajar alguma ação, concluindo que essa busca, por abjetos desejáveis, desencadeia uma motivação para realizar determinada atividade.

O simples fato de pensar no exercício já é capaz de gerar algum nível de ativação muscular, sem duvida ao realizar qualquer exercício com mais concentração é possível se realizar aquela repetição a mais ou notar pequenas melhorias na força ou resistência.

DEIXE UMA RESPOSTA