Alongamento pode prevenir lesões!!

0
57

Antes de praticar qualquer atividade física, o alongamento é sempre recomendado. Os benefícios do alongamento são muitos como manter o equilíbrio das funções musculares, ajudar a prevenir lesões, diminuir a tensão entre tendões e estrutura óssea, melhorar a flexibilidade e colaborar para promover a saúde da musculatura.

O ato de alongar funciona como pré-aquecimento para o exercício físico e também é importante após a atividade. A prática prepara os músculos para as exigências que virão a seguir e atua protegendo e melhorando o desempenho muscular. De acordo com o educador físico Adriano Marques, cada esporte requer série específica de alongamentos. “Para uma pessoa saudável que corre, os alongamentos de membros inferiores como perna e coxa e, da coluna são mais indicados”, exemplifica Adriano.

Para obter boa performance no alongamento e fazê-lo com segurança, o mais indicado é procurar profissional que possa orientar sobre a forma correta de execução. Segundo o educador físico, faz parte do alongamento sentir um pouco de desconforto. Porém, não é normal a pessoa sentir dor ao alongar e isso pode indicar a existência de algum problema postural. “Geralmente, o tempo recomendado para alongar cada grupo muscular é de 10 a 30 segundos. A panturrilha é um dos grupos musculares”, fala Adriano.

Quem faz alongamento sem supervisão de especialista pode usar suportes públicos para alongar. O alongamento da panturrilha pode ser feito usando a calçada para apoiar os pés. Postes ou árvores podem servir de base para alongar os quadris e os bancos ou paredes podem auxiliar no alongamento da musculatura de trás da coxa.

DEIXE UMA RESPOSTA