PIOLHOS: COMO ACABAR COM ELES?

0
108

O piolho além de saltar de uma cabeça para outra com certa facilidade, principalmente em crianças que tem muito contato físico, traz uma coceira horrível. Por isso o primeiro indício é a coceira. Quando seu filho estiver coçando a cabeça, corra, pode ser que já tenha uma boa quantidade de parasitas.

Como são os piolhos?

O piolho é um inseto. Mede de 2,5 a 4 milímetros de comprimento. É de cor cinza e vive no cabelo das pessoas e se alimenta de sangue do couro cabeludo e por isso a coceira.

A fêmea põe de 4 a 8 ovos diariamente, os quais chamamos lêndeas, que levam mais ou menos 15 dias para se tornarem adultos. As lêndeas são esbranquiçadas e ficam fortemente fixas no fio de cabelo a mais ou menos meio centímetro de sua raiz. Não se pode confundir com a caspa, pois estas se soltam facilmente.

Quando podemos suspeitar da presença de piolhos?

Muito fácil! Coceira na cabeça. Quando o piolho pica o couro cabeludo em busca de sangue causa coceira. E muitas vezes pode causar inflamação do couro cabeludo. O lugar preferido do piolho é na região da nuca e atrás das orelhas. Uma maneira de se ter certeza da presença ou não de piolhos é passar o pente fino, pois este arrasta os piolhos e algumas lêndeas (depois de usar o pente fervê-lo em água por 5 minutos).

E se passar o pente fino e não encontrar piolhos ou lêndeas?

A observação diária é a melhor coisa a fazer. Se for criança, todos os dias depois do banho, passar o pente fino, principalmente se ela vai à escola. Explique à criança o perigo de compartilhar bonés, toalhas, pentes, prendedores de cabelo, tiaras, gorros e qualquer outro objeto usado na cabeça ou para prender os cabelos. É importante que as meninas que tenham cabelo comprido, prendam-os para ir à escola.

Existe prevenção?

Não é aconselhável a utilização de medicamento para prevenir a infestação de piolhos, pois eles se tornam resistentes e além do mais pode enfraquecer os cabelos. Você pode usar o pente fino com frequência, passar vinagre ou chá de arruda nos cabelos para prevenção, principalmente depois de ter feito o tratamento, pois pode ser que na escola ou na creche ainda tenha crianças com piolhos. Se a menina tiver cabelos longos passar condicionador para que o pente fino deslize mais facilmente.

E se tiver piolhos?

Lavar os cabelos com um xampu próprio para piolhos que é fácil de achar em qualquer drogaria. Coloque um pano claro sobre os ombros da criança e passe o pente fino. Assim ficará mais fácil para visualizá-los. Evitar mandar a criança para a escola até que tenha sido tratado. Também a professora deve ser avisada para que ela possa informar as outras mães para que cada uma cuide do seu filho. A pediculose, que é a presença de piolhos na cabeça, é altamente contagiosa. Basta uma criança com piolhos na classe, para que todos em poucos dias, estejam com o mesmo problema.

Qual é o tratamento?

O tratamento contra piolhos é feito com loção ou xampu que contenha permetrina. Pode ser comprado sem receita médica. Após a aplicação deixar agir pelo tempo que consta na bula. Caso não dê resultado, deve-se procurar um dermatologista ou pediatra para que ele possa substituir por uma medicação mais forte.
Outro tipo de medicação são os comprimidos, mas que devem ser prescritos pelo médico. A aplicação deve ser realizada durante 5 dias consecutivos e depois repetida 14 dias depois, pois o piolho adulto pode viver até 30 dias e as lêndeas eclodem cerca de 12 dias após a fêmea os ter colocado. Não se esqueça de depois de cada aplicação passar o pente fino.

Como são aplicadas as loções?

As loções são aplicadas nos cabelos secos, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas, pois é onde os piolhos se acumulam. Depois envolva a cabeça da criança com uma touca de plástico para potencializar a ação do produto. Certifique-se do tempo necessário na bula da medicação. Recolha os parasitas que sair. Em seguida, lavar os cabelos e enxaguar. Depois de enxugá-los passar o pente fino. Não se esqueça de repetir depois de 14 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA