Pessoas casadas são menos estressadas e mais saudáveis, diz estudo

0
130

Estudos têm sugerido que pessoas casadas são mais saudáveis do que os solteiros, divorciados ou viúvos, porém ainda pouco se sabe como o casamento afeta diretamente na saúde.

De acordo com um novo estudo da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, as pessoas casadas tinham níveis mais baixos do hormônio do estresse, o cortisol, do que aqueles que nunca haviam se casados ou já foram anteriormente.

Os pesquisadores coletaram saliva de 572 adultos saudáveis, com idades entre 21 e 55 anos, por três dias não consecutivos. Várias amostras foram coletadas durante um período de 24 horas e testadas.

Todas as pessoas apresentam um pico do hormônio pela manhã, que sofre uma diminuição ao longo do dia. O resultado do estudo, mostrou os casados sofrem essa redução de cortisol de forma mais rápida, um perfil associado a menos doenças cardíacas e um maior período de sobrevivência entre pacientes com câncer.

“Esses dados nos fornecem uma nova visão de como as relações sociais podem influenciar a nossa saúde”, diz o diretor do laboratório e co-autor do estudo, professor da universidade de psicologia Robert E. Doherty.

Além disso, o estudo salienta a tese de que os solteiros são mais estressados. O principal motivo para essa conclusão é que os altos níveis de cortisol podem interferir na capacidade do corpo de lutar contra inflamações, o que pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de várias doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA