Varizes são mais recorrentes no público feminino

0
80

Elas são um dos incômodos corporais que mais perturbam o público feminino e, além de causarem desconforto estético, ainda podem gerar problemas de saúde. Sim, estamos falando das temidas varizes. De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse problema pode ter diferentes causas.

Inicialmente, o especialista esclarece que as varizes nada mais são do que veias dilatadas pelas quais há refluxo. O incômodo é mais recorrente no público feminino. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), para cada cinco mulheres que são acometidas, apenas dois homens têm o mesmo problema.

#Varizes- Saude em Dia TVCausas e sintomas das varizes

Mas, afinal, o que ocasiona o surgimento dessas inimigas da beleza? Segundo Salomão, são basicamente duas as principais causas: genética e postural. O fator hereditário, somado ao envelhecimento natural, que enfraquece as válvulas das veias, são alguns dos principais responsáveis pelo quadro.

A questão postural se relaciona com o fato das pessoas passarem muito tempo em pé, sentadas com as pernas cruzadas ou curvadas. Nessas posições, as veias têm que trabalhar em dobro para bombear o sangue até o coração, o que pode desencadear as varizes.

Há ainda outras situações pontuais em que a dilatação das veias pode ocorrer. Uma delas é a gravidez. Especialmente porque, durante a gestação, o crescimento do feto eleva a pressão nas pernas e comprime a veia cava inferior.

“A obesidade e o sobrepeso também têm ligação com varizes, pois o peso extra do corpo pode colocar uma pressão adicional nas veias”, diz. De forma geral, Salomão indica que os principais sintomas das varizes são dor, ardor, sensação de peso nas pernas (que podem se acentuar mais no fim do dia) e coceira na pele sobre a veia varicosa.

Tratamento e cuidados essenciais

Conforme enfatiza Salomão, muitas vezes as varizes deixam de ser problema estético e oferecem riscos à saúde. “Principalmente quando elas geram trombos – coágulos sanguíneos -, que podem entupir vasos do pulmão e causar um sério problema de saúde, chamado de trombo embolia pulmonar”, relata.

Por isso, é importante seguir à risca as orientações médicas relacionadas aos cuidados com as varizes. Entre elas, o dermatologista menciona o uso de meia elástica, o repouso com os pés para cima pelo menos quatro vezes ao dia, durante oito minutos, e o uso de venotônicos em determinados casos.

Também é recomendado evitar longas jornadas em pé e manter uma alimentação adequada, lembra o profissional. Atualmente, também há diversos tratamentos disponíveis para contornar o problema. Os mais modernos são feitos com lasers.

DEIXE UMA RESPOSTA