Shampoo antirresíduos: Vale a pena usar?

0
55

Muitas pessoas têm dúvidas se vale a pena usar shampoo antirresíduo. A ideia é que esse tipo de shampoo faz uma limpeza profunda no couro cabeludo, sendo mais eficiente do que os shampoos tradicionais para retirar as impurezas que se acumulam no couro cabeludo.

Com o tempo, acumulam-se resíduos de produtos nos cabelos, como: condicionadores, leave-ins, reparador de pontas e óleos capilares, além de outras impurezas como oleosidade e poluição.

Esses resíduos, deixam os fios opacos e sem brilho. Além disso, eles podem prejudicar o crescimento dos fios e até mesmo provocar queda e descamação do couro cabeludo. Por isso, é super importante fazer uma limpeza eficiente no couro cabeludo de vez em quando.

Quando devo usar o shampoo antirresíduo?

O tempo de uso pode variar de acordo com seu tipo de cabelo:

  • Cabelos oleosos: 1 vez por semana
  • Cabelos normais: 1 vez a cada 15 dias
  • Cabelos secos: 1 vez por mês
  • Cabelos tingidos: 1 vez por mês, sempre antes da coloração

Tenho cabelos tingidos: devo usar shampoo antirresíduo?

O shampoo antirresíduo tem um poder de limpeza tão profundo que retira até os pigmentos da tintura, causando o desbotamento da cor. Além disso, os cabelos tingidos costumam ser mais ressecados, e por isso o shampoo antirresíduo é indicado apenas uma vez por mês. Para que o shampoo não altere a cor do cabelo, você deve utilizá-lo antes de retocar a tintura do seu cabelo.

Na hora da Hidratação

Esse tipo de shampoo abre as escamas dos fios. Então, quando for fazer uma hidratação capilar, prefira usar o shampoo antirresíduo: dessa forma, potencializa-se o efeito dos tratamentos capilares já que os princípios conseguem penetrar com mais facilidade nos cabelos, tornando a hidratação mais efetiva. Se o cabelo não está limpo o suficiente, a oleosidade e os resíduos não deixam a hidratação ser tão potente porque atrapalham a penetração dos ativos.

Outro motivo porque é bom usar as mascaras hidratantes sempre depois do antirresíduo é que esse shampoo resseca os fios. O shampoo antirresíduo possui em sua fórmula um detergente mais potente que penetra fundo no fio e retira todos os resíduos acumulados e resquícios de oleosidade. Se usado com muita frequência (por exemplo: 3 vezes na semana) ele retira a oleosidade natural do couro cabeludo e deixa o cabelo ressecado e quebradiço. Por isso a lavagem dos fios com esse tipo de shampoo deve ser feita no máximo uma vez por semana.

Qual a diferença entre o shampoo antirresíduo para o shampoo tradicional?

A diferença do shampoo antirresíduos para os demais shampoos está no pH (potencial de hidrogênio), que é o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. Quando o pH de uma substância fica entre 0 e 6,9 ela é considerada ácida, se o pH ficar entre 7,1 e 14 ela é considerada alcalina (as substâncias de pH 7 são neutras). Os melhores shampoos para uso diário possuem pH que ficam em torno de 5 a 5,5, portanto, são considerados ácidos. O shampoo antirresíduos possui pH que fica em torno de 7,4 e 8,5 portanto, é considerado alcalino.

Cabelos com alisamentos temporários (progressiva) e definitiva

O shampoo antirresíduo não retira o alisamento definitivo. Porém, pode interferir no resultado de alisamentos temporários, como a escova progressiva. Nesse caso, evite usar esse tipo de shampoo, pois ele diminui o efeito do alisamento e faz ele durar menos tempo.

Apesar de acelerar o retoque do alisamento, o shampoo de limpeza profunda não transforma o cabelo de uma hora para a outra, porque seu efeito acontece em conjunto com outros elementos, como uma chuveirada quente, que também abre as cutículas do fio.

Para quem não deseja se arriscar a perder a progressiva com o shampoo antirresíduo, uma solução é substituir por um shampoo anti oleosidade, pois ele é mais suave.

DEIXE UMA RESPOSTA