Apesar do amor e da satisfação em ver uma filha crescer, ser mulher e mãe às vezes é uma tarefa difícil. E quando se cria uma menina negra, há um desafio extra: lidar com o racismo que ainda permeia as relações no Brasil desde a infância.

Não dá para negar que recentemente os cachos ganharam espaço na mídia e na internet, mas é fato também que crianças de cabelos crespos e pele escura ainda são vítimas de ofensa e bullying, como atestam os casos que vira e mexe são divulgados na imprensa e as mães ouvidas nesta reportagem.

“A relação da mulher negra com o cabelo é muito conturbada, as pessoas falam como se tivesse que dar um jeito, como se o cabelo fosse ruim”, conta Priscilla Santos da Silva, 32, carioca mãe de Aliya, de 7 anos, que tem cabelo 3C (veja sobre os tipos de cachos abaixo), com cachos estruturados e textura próxima do crespo.

whatsapp-image-2018-03-06-at-16-58-08

Tanto que, mesmo crescendo em um lar que valoriza as madeixas afro, quando tinha 4 anos, Aliya chegou em casa um dia reclamando que não gostava mais do próprio cabelo. “Ela dizia que queria ter um igual ao da Elsa, do filme Frozen, que era liso e loiro. Aquilo me afetou profundamente”, relembra Priscilla.

Depois de muita conversa, a mãe descobriu o motivo do desejo: uma colega de escola tinha dito que a boneca de Aliya, por ser negra, era feia. “Eu segurei as lágrimas e expliquei que o cabelo dela era lindo, que ela era linda e que a amiguinha só não tinha o conhecimento que ela já tinha de que as pessoas eram diferentes e os dois cabelos eram bonitos”, resgata.

“Sei que não vou conseguir blindar minha filha das situações que ela passará por conta do racismo, mas me esforço para que ela sofra menos do que eu sofri”, continua Priscilla. O caminho não é fácil, mas com as vivências da própria infância e aprendizados conquistados ao longo da vida, ela e outras mulheres acabam aprendendo a lidar com situações como essa. E fazem de tudo para prestigiar os cachos e a beleza das suas pequenas.

Tipos de cabelos cacheados

Os cachos são classificados de acordo com suas características:

Tipo 2 – ondulado

2A: raiz lisa e ondas suaves, bem próximo do cabelo liso.
2B: um pouco mais definido do que o 2A, mas ainda com pouco volume.
2C: começa a formar ondas marcantes mais próximas da raiz e é mais cheio.

Tipo 3 – cacheados

3A: cachos abertos definidos da raiz às pontas e fios volumosos, costuma ficar com frizz em dias de chuva.
3B: cachos bem definidos e menores, como molinhas, que tendem a ficar ressecado nas pontas.
3C: muitos cachos pequeninos, que formam volume e fios mais grossos.

Tipo 4 – crespos ou afros

4A: cachos estreitos e fios grossos, formam um S quando esticados.
4B: os cachos têm formato de “z” e encolhem bastante de tamanho.
4C: os fios são grossos e o cachos quase imperceptíveis. Esse tipo de cabelo é mais seco naturalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA