Poros dilatados? Não mais!

0
192

Quem tem pele oleosa normalmente vive o incômodo dos poros abertos. Flacidez, envelhecimento cutâneo e excesso de transpiração também estimulam a dilatação – o calor, portanto, pode deixar os poros mais aparentes.

Para você se ver livre deste problema, descobrimos como acabar com os poros dilatados a curto e longo prazo. Confira abaixo!

Disfarce

Comece usando um tônico antes da maquiagem e, em seguida, passe (no rosto todo ou apenas na zona T) um primer redutor de poros. “Depois cubra a pele com uma base líquida, que oferece resultado mais natural. Tome cuidado com produtos muito hidratantes, que podem marcar ou ressecar, e com os de acabamento mate que, além de ressaltar os poros, podem craquelar. Prefira itens de longa duração com textura leve e sequinha, porém de efeito aveludado”, diz a beauty artist Katia Freire, de São Paulo.

  • Nunca esprema espinhas
  • Sempre retire a maquiagem antes de dormir
  • Evite muita exposição solar
  • Use produtos específicos na hora da limpeza
  • Utilize produtos como primer facial, eles são essenciais para controlar a oleosidade
  • Aplique máscaras faciais de argila verde e branca. Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros
  • Faça esfoliação semanal, que ajuda a retirar as impurezas, deixando a pele “respirar” melhor

Tratamento para os poros dilatados

Para tratar os poros, opte em conversar com um dermatologista para indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Normalmente os especialistas indicam fórmulas com ácido retinoico para utilizar uma semana por mês, descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros. O profissional avaliará a possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoina – que faz enorme diferença na pele oleosa e mista, tornando-a praticamente normal. Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinoico, são um método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

Microdermoabrasão/Peeling de Cristal

Esse tratamento consiste no uso de pequenos cristais que, em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve. No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que podem obstruir os poros.

Peeling Químico de Ácido Retinoico

O tratamento de poros dilatados com peeling químico tem ótimos resultados, assim como a microdermoabrasão. Pode-se utilizar o ácido retinoico a 5%, em uma sessão semanal, de quatro a seis sessões para um tratamento completo.

Luz pulsada

A luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro. Mas atenção: como a pele fica mais sensível, é preciso aplicar protetor solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o tratamento. Do contrário, os poros voltam a ficar abertos. A aplicação de luz pulsada pode ser feita uma vez por mês e tem resultados gradativos, ou seja, repetindo o tratamento com frequência, os poros tendem a permanecer menores. Em casos mais acentuados, em que há associação com cicatrizes de acne, o ideal é tratar com o laser de CO2 fracionado, que penetra nas camadas mais profundas da pele e acelera a renovação celular e a recuperação das áreas marcadas pela acne.

DEIXE UMA RESPOSTA