Você pode já saber, mas não custa repetir: tirar a maquiagem antes de dormir é um segredo que garante vitalidade à pele. Resquícios de produtos podem bloquear os poros e favorecer o surgimento de cravos e espinhas, sem falar no aparecimento de manchas, ressecamento e quebra dos cílios.
Comece pela região dos olhos e, depois, vá para as demais áreas da face. Combine seu demaquilante com um sabonete próprio para o seu tipo de pele – use nessa ordem. Caso opte por lenços removedores, faça movimentos circulares de dentro para fora do rosto e use um para cada lado. Por fim, hidrate com creme próprio para a sua pele.
Passo 1 – Pré-remoção
É recomendado fazer uma higienização com lenço umedecido antes de mais nada, para tirar o excesso de maquiagem.
Passo 2 – Demaquilante
O ideal é usar uma loção demaquilante, ou um produto bifásico. Nada que seja muito oleoso, porque nós, brasileiros, temos tendência a ter pele mista para oleosa.
Passo 3 – Lavar o rosto
Depois de remover a maquiagem, é importante lavar o rosto com água fria, que ajuda a fechar os poros e ativar a circulação, e um sabonete líquido leve, de PH neutro e apropriado para o seu tipo de pele.
Passo 4 – Tônico
Em seguida, a recomendação é passar um tônico, que serve para todos os tipos de pele, ou um adstringente ideal para a sua pele. “Particularmente, não gosto dos que contêm muito álcool, pois algumas pessoas têm maior sensibilidade na pele.”
Passo 5 – Hidratante
Por fim, utilize um creme para a área dos olhos (os redutores de olheiras são recomendados) e um hidratante para tratar a pele. Durante o dia, prefira produtos com filtro solar; à noite, use um creme noturno. Massageie bastante, fazendo movimentos circulares, e você estará pronta para dormir.