Como lavar os cabelos corretamente

0
56

Saber como lavar os cabelos corretamente é importante para deixar os fios de cabelo mais fortes, bonitos e saudáveis.
Desta forma, deve-se lavar o cabelo com água morna a fria, evitando a água quente, pois esta deixa os cabelos mais ressecados e com menos brilho, e o shampoo deve ser colocado na palma da mão e diluído com água para não sobrecarregar os fios.
Assim, o passo a passo para lavar os cabelos corretamente inclui:

1. Lavar o cabelo

Colocar o shampoo na mão e massagear a cabeça com a ponta dos dedos e não com as unhas, pois as unhas contribuem para espalhar fungos e bactérias pelo couro cabeludo. Para não esfregar o fio de cabelo, deve-se apenas massagear suavemente, deslizando os dedos.

Além disso, é importante passar duas vezes o shampoo no cabelo para retirar toda a sujidade e impurezas, e enxaguar o couro cabeludo até retirar todo o produto.

2. Tirar a umidade dos cabelos e passar condicionador

Antes de passar o condicionador, que vai deixar o cabelo mais suave, é importante passar a toalha para absorver a água e facilitar a aplicação do condicionador.

Depois de tirar o excesso de água, aplicar o condicionador nas pontas e nunca na raiz e pentear o cabelo com o condicionador para fechar as cutículas, e só depois enxaguar o cabelo para retirar todo o produto.

3. Secar o cabelo com a toalha

É necessário secar o cabelo com a toalha, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la, para não abrir novamente as cutículas do cabelo e danificá-las.

4. Pentear o cabelo e secar

Depois de enxaguar bem, pode voltar a pentear suavemente com uma escova ou pente de cerdas largas, optando se possível por deixar secar ao natural ou usando o secador de cabelos, desde que não ultrapasse os 80ºC e esteja a uma distância de pelo menos 20 cm da saída do ar.

5.Quando lavar o cabelo?

O cabelo não deve ser lavado todos os dias para se preservar a gordura natural que protege os fios de cabelo.
A frequência de lavar o cabelo varia com a oleosidade que cada cabelo produz, porém, no mínimo, deve-se lavar em dias alterados, exceto para quem faz exercícios físicos diariamente, transpira muito ou suja facilmente o cabelo.

6.Como escolher o melhor shampoo e condicionador?

A escolha do shampoo e condicionador também são importantes na lavagem do cabelo, sendo necessário ter em conta 4 aspetos, como:

  • pH: o shampoo deve ter um pH de 4.5 a 5.5, pois os fios de cabelo possuem teor alcalino, por isso o shampoo ácido irá neutralizar o cabelo;
  • Aroma: o shampoo deve ser não perfumado, pois um shampoo com aroma forte contém álcool, que resseca o cabelo;
  • Cor: o shampoo transparente é melhor do que o translúcido ou leitoso, porque o transparente retira todas as impurezas, enquanto que o leitoso só trata os fios de cabelo;
  • Textura: o shampoo deve suave, ser pouco espesso, pois shampoo muito espesso possui sal que deixa o cabelo desidratado e seco.

Além disso, na escolha do condicionador, este deve ter pH entre 3,5 e 4 e ser rico em proteína e queratina para hidratar os cabelos, sendo que esta informação está geralmente no rótulo dos produtos e para informações mais específicas deve ser perguntar na cabeleireira antes de usar, principalmente se tem cabelo com tintas.

É importante lembrar que deve-se evitar lavar o cabelo à noite para não dormir com o couro cabeludo molhado, pois isso aumenta a caspa e deixa os fios quebradiços.

DEIXE UMA RESPOSTA