Deixar a “cara limpa” de lado e passar a usar barba tem caído cada vez mais no gosto dos homens. Mas engana-se quem pensa que, para se ter uma barba “de respeito”, é só deixar de raspá-la regularmente. É preciso tomar alguns cuidados.

O hairstylist e barber Jeferson Vianna, do salão The Barber, alerta que mesmo aqueles que sonham em ter a barba grande devem fazer reparos com certa frequência. Segundo o profissional, quem tem os fios mais curtos deve apará-los a cada duas semanas, enquanto quem tem eles longos pode dar um intervalo de três semanas ou um mês.

Jefferson também indica que homens que sofrem com pelos encravados ou foliculite usem esfoliantes pelo menos uma vez por semana.

— O pelo encravado surge a partir de um erro no processo da formação do pelo. Durante o crescimento, alguns não conseguem ultrapassar a “barreira” da pele e acabam permanecendo internos gerando inflamação.

Toalha quente

A técnica da toalha quente, muito comum em barbearias, é unanimidade entre os homens, pois tem a função de relaxar os pelos e facilitar o barbear, além de ser causar uma sensação agradável. Jefferson ensina como realizar o procedimento em casa:

— Tenha a mão uma toalha comum, óleo essencial e água quente. Primeiro aplique o óleo sobre a toalha – os mais tradicionais são lavanda, sândalo e eucalipto -, mas sem exagerar, pois a essência tende a ficar forte depois que a toalha é aquecida. Feito isso, despeje a água fervida na toalha e aguarde alguns minutos até que aplique no rosto. Esse tempo de espera é fundamental para que a pele não sofra com a alta temperatura.

Cuidados com a pele

Antes de fazer a barba, use uma loção pré-barbear, pois esses produtos acalmam a pele e ajudam a abrir os poros. Depois do processo, loções pós-barba ajudam a cicatrizar, acalmar e hidratar a pele, que foi agredida pelo uso da navalha.

— Antes de aplicar o pós-barba, o ideal é lavar o rosto com água fria para fechar os poros e evitar sangramentos. Também é importante escolher bem o produto que melhor se adapta a cada tipo de pele.

Atenção com os fios

O barber e hairstylist recomenda sempre usar óleo de barba ou até um reparador de pontas (esses normais para cabelo que as mulheres costumam usar) na barba. Ele conta que esses produtos eliminam o frizz, causado pela carga elétrica do fio, e ainda auxiliam na hora de ajeitar os pelos

DEIXE UMA RESPOSTA